quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Atentados suicidas matam 18 pessoas na Nigéria

Três atentados terroristas suicidas mataram pelo menos 18 pessoas hoje na cidade de Damaturu, no Nordeste da Nigéria, informou a Agência Nacional de Gerenciamento de Emergências do país, citada pelo boletim digital de notícias sul-africano News24.

Os responsáveis não foram identificados. As maiores suspeitas recaem sobre a milícia extremista muçulmana Boko Haram, que agora se apresenta como a província do Estado Islâmico na África Ocidental e que realizou um ataque semelhante na capital nigeriana, Abuja, em 2 de outubro.

Em outra ação, milicianos do Boko Haram atacaram durante a noite um acampamento militar numa zona rural do estado de Yobe, no Nordeste da Nigéria, principal foco da rebelião islamita. O Exército reagiu e afirma ter matado cerca de 100 rebeldes, enquanto perdeu apenas sete soldados.

Às 6h de hoje, quando as mesquitas estavam cheias de fiéis que faziam a oração da manhã, as mulheres-bomba atacaram Damaturu, principal centro comercial de Yobe. "Uma terrorista suicida entrou na mesquita e detonou os explosivos. A outra estava circulando ao redor do prédio. Ao ser interrogada, explodiu a bomba", contou Ibrahim Musa, um morador da cidade.

O terceiro atentado terrorista suicida foi perpetrado por dois homens-bomba contra um assentamento de pastores da etnia fulâni.

Desde que aderiu à luta armada para impor a lei islâmica à Nigéria em 2009, o Boko Haram deflagrou uma guerra civil em que cerca de 17 mil pessoas foram mortas, 20 mil pela estimativa da organização de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional.

Nenhum comentário: