segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Carnes vermelhas e processadas causam câncer, alerta OMS

A consumo de carnes processadas, como linguiça, salsicha, salame e bacon, aumenta significativamente o risco de câncer de intestino grosso e as carnes vermelhas são uma causa provável da doença, advertiu hoje a Organização Mundial da Saúde (OMS), informa a agência Reuters.

Em documento divulgado nesta segunda-feira, a Agência Internacional para Pesquisas sobre o Câncer colocou as carnes processadas no grupo 1 da lista de agentes carcinogênicos, ao lado do tabaco, do álcool e do amianto. A carne fresca está no grupo 2A, no qual neste ano entrou o glifosato, substância usada em herbicidas.

O consumo de 50 gramas por dia de carnes processadas eleva em 18% o risco de câncer no intestino grosso, afirmou a agência da OMS depois de 22 especialistas examinarem 800 pesquisas sobre o assunto durante reunião realizada em Paris. Também foi analisada a relação entre carnes processadas e câncer no estômago, mas não foram encontradas provas conclusivas de uma relação causal.

A indústria da carne reagiu alegando que seu consumo fornece proteínas, vitaminas e minerais essenciais à saúde. "O relatório desafia o senso comum", alegou o Instituto Norte-Americano da Carne.

"Sabemos há algum tempo de uma provável ligação entre carnes vermelhas e processadas e o câncer de intestino grosso", comentou o professor Tim Key, da Universidade de Oxford, na Inglaterra. "Comer bacon de vez em quando não vai fazer muito mal. Ter uma dieta saudável é acima de tudo uma questão de moderação."

Pela estimativa do Projeto Peso Global das Doenças, cerca de 34 mil mortes de câncer por ano podem ser atribuídas a dietas ricas em carnes processadas. O tabaco causa 1 milhão de mortes por ano e o álcool, 600 mil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Sempre existiu a advertência de carnes com aditivo/conservantes. a forma de como está colocado esse aviso assemelha-se com aquele caso dos ovos.