Líderes militares dos Estados Unidos e da China vão se reunir em Beijim no início de novembro de 2015 para discutir o relaxamento de tensões no Mar do Leste da China, revelaram fontes diplomáticas citadas pelo jornal japonês Asahi Shimbun.
O chefe da delegação americana será o almirante Harry Harris, comandante do Comando do Pacífico das Forças Armadas dos EUA.
A proposta é discutir a cooperação entre as duas grandes potências tendo em vista especialmente as disputas territoriais da China com os países vizinhos no Mar do Sul da China, onde o regime comunista chinês está aterrando recifes para construir ilhas artificial onde construiu até pistas de pouso para aviões de guerra.
Os EUA não têm posição, mas exigem que as disputas com Brunei, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã sejam resolvidas diplomaticamente, com respeito pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
Para reforçar sua posição, há dois dias um contratorpedeiro americano passou a menos de 12 milhas náuticas do recife de Subi, que não pode ser considerado uma ilha com base na lei internacional.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário