Depois de quase dez anos, o primeiro-ministro conservador Stephen Harper vai devolver o poder ao Partido Liberal. O novo chefe de governo do Canadá será Justin Trudeau, filho do falecido primeiro-ministro Pierre Elliot Trudeau, que governou o país durante 15 anos.
Os primeiros resultados das eleições parlamentares de segunda-feira nos estados mais populosos, Quebec e Ontário, e na costa do Oceano Atlântico, deram uma ampla vantagem aos liberais projetando sua vitória. A dúvida é se o PL terá maioria absoluta ou se terá de fazer uma coalizão com o Partido Nova Democracia, de esquerda, que em agosto era o favorito nas pesquisas.
Apesar de ter nos Estados Unidos seu maior parceiro comercial, o Canadá resistiu bem no primeiro momento à Grande Recessão de 2008-9, o que garantiu maioria absoluta a Harper nas eleições de 2011. Mas sofre com a desaceleração do crescimento da China, que reduziu os preços dos produtos primários exportados pelos canadenses.
Trudeau, de 43 anos, foi a jovem novidade destas eleições. Suportou as acusações de inexperiência feitas por Harper e aproveitou o desejo de mudança de 70% do eleitorado. Prometeu legalizar a maconha e tirar a Força Aérea do Canadá da guerra contra o Estado Islâmico do Iraque e do Levante. Ele será presidente do Grupo dos Sete (EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Canadá) e terá como desafio aprovar a Parceria Transpacífica (TTP).
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário