quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Comandos dos EUA libertam 70 guerrilheiros curdos no Iraque

Em uma operação noturna, forças de operações especiais dos Estados Unidos resgataram 70 guerrilheiros curdos capturados pela organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante no Norte do Iraque, reportou a agência Reuters. Um soldado americano e pelo menos 15 jihadistas foram mortos.

Foi a primeira morte de um americano em combate na guerra contra o Estado Islâmico e a primeira em ação no Iraque desde 2011. Pelo menos 30 militares dos participaram da operação conjunta com os peshmerga (guerrilheiros curdos) na cidade de Hawija, na província de Kirkuk.

A ação foi deflagrada porque os curdos estariam prestes a ser mortos pelo EI, declarou um oficial dos EUA. A prisão atacada era uma espécie de quartel-general da milícia na cidade, noticiou o jornal The Wall Street Journal.

Desde agosto de 2014, a Força Aérea dos EUA bombardeia alvos do EI no Iraque e na Síria, mas o presidente Barack Obama afirmou que não enviaria tropas terrestres, somente assessores para treinar as forças de segurança do Iraque e aliados como os curdos.

O plano para treinar e armar rebeldes na Síria foi abandonado diante da intervenção militar da Rússia, que começou alvejando os aliados de Washington.

Nenhum comentário: