segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Escocês ganha Nobel de Economia por estudos sobre consumo

O escocês Angus Deaton, professor da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, ganhou hoje o Prêmio Nobel de Economia de 2015 por pesquisas sobre consumo, pobreza e bem-estar social, anunciou em Estocolmo nesta segunda-feira a Academia Real de Ciências da Suécia.

Deaton, de 69 anos, tem dupla cidadania. É britânico e americano. Doutor em economia pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, é professor de economia e relações internacionais na Universidade de Princeton. Ganhou o prêmio por três pesquisas sobre hábitos de consumo, como os consumidores dividem os gastos entre diferentes produtos, quanto gastam, quanto poupam e como medir pobreza e bem-estar social.

"Ao relacionar escolhas individuais detalhadas e resultados agregados, sua pesquisa ajudou a transformar os campos da microeconomia, da macroeconomia e da economia do desenvolvimento", declarou a academia sueca.

No livro A Grande Escapada: saúde, riqueza e as origens da desigualdade, publicado em 2013, Deaton examina o progresso da humanidade nos últimos 250 anos: "A vida é melhor hoje que em qualquer outro período da história", escreveu o economista. "Mais pessoas são ricas e menos vivem em pobreza abjeta. As vidas são mais longas e os pais não precisam mais assistir rotineiramente à morte de um quarto de seus filhos."

Em 370 páginas, Deaton constata os avanços impressionantes em riqueza, saúde e longevidade sem esquecer das tremendas desiguldades entre e dentro das nações. Sua conclusão é que o comércio e a descoberta de novos medicamentos são mais importantes para o desenvolvimento do que a ajuda direta. Por causa disso, foi criticado pelo bilionário Bill Gates.

O ganhador do Nobel desenvolveu nos anos 1980s um modelo para estimar a demanda por diferentes tipos de bens e serviços a partir da renda do consumidor. Assim, é possível avaliar o impacto de uma alta ou baixa de impostos sobre o consumo pessoal e seu impacto sobre diferentes grupos sociais.

Mais recentemente, Deaton focou em outros indicadores do bem-estar social como a saúde e em métodos para avaliar os índices de pobreza em países em desenvolvimento como a Índia.

Em entrevista por telefone depois de ser agraciado, o economista falou sobre a crise dos refugiados na Europa: "É o resultado de centenas de anos de desenvolvimento desigual nos países ricos e pobres, deixando os pobres para trás. Essas pessoas querem uma vida melhor. Isso coloca uma pressão enorme nas fronteiras entre os mundos rico e pobre. Em curto prazo, acabar com a instabilidade em zonas de guerra ajudaria."

Nenhum comentário: