Milicianos ligados à organização terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante atacou o porto de Sider, um dos principais terminais de exportação de petróleo da Líbia, noticiou ontem a televisão saudita Al Arabiya.
O Estado Islâmico tem ocupado espaço na Líbia, onde milícias e dois governos paralelos disputam o poder depois da queda da ditadura de Muamar Kadafi em 2011.
O porto estava em poder do governo internacionalmente reconhecido, mas não funcionava desde dezembro por causa do conflito interno. Este governo, com sede na cidade de Tobruk, tenta assumir o controle da Líbia, mas no momento as atenções da sociedade internacional estão voltadas para a guerra civil na Síria.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário