sexta-feira, 30 de abril de 2010

Consumo e desemprego crescem no Japão

O consumo doméstico no Japão cresceu 4,4% ao ano em março, e a produção industrial, 0,3%, mas o desemprego subiu de 4,9% para 5%.

Roubini critica fórmula da ajuda à Grécia

O economista turco naturalizado americano Nouriel Roubini critica a fórmula de ajuda à Grécia, que definiu como um ajuste fiscal forte, reformas estruturais inadequadas, a expectativa de que os mercados voltem a aceitar os títulos gregos e de que o crescimento permita pagar a dívida ampliada por novos empréstimos, de 120 bilhões de euros.

Goldman Sachs derruba Bolsa de NY

As ações do banco Goldman Sachs caíram 10% hoje por causa da abertura de uma investigação criminal sobre as atividades do maior banco de investimentos de Wall St. antes da recessão.

O Goldman Sachs derrubou a Bolsa de Nova York, neutralizando o impacto do crescimento do produto interno bruto dos Estados Unidos no primeiro trimestre a um ritmo de 3,2% ao ano.

Desemprego na Espanha passa de 20%

O desemprego na Espanha passou de 20% em março. Mais de 3,4 milhões de espanhóis estão sem trabalho. Na zona do euro como um todo, o índice se manteve em 10%.

Diante do rebaixamento do crédito do país nesta semana, o governo espanhol anunciou hoje que vai se livrar de 30% das empresas estatais, acabar com 500 cargos de diretores de estatais e de mais 32 altos cargos na administração pública.

O jornal El País criticou os cortes de cargos como insuficientes, alegando que só economizam 16 milhões de euros por ano. A promessa do governo é enquadrar o décifit público, hoje em 11% do produto interno bruto, nos 3% exigidos pelas regras da união monetária europeia. 

• Em contraste, o desemprego na Alemanha caiu para 7,8% em março, quando 68 mil pessoas conseguiram emprego.

Economia dos EUA cresce 3,2% ao ano

produto interno bruto dos EUA cresceu a uma taxa anual de 3,2% nos primeiros três meses de 2010, bem abaixo dos 5,6% do fim do ano passado, mas o consumo doméstico, que representa 70% do PIB americano, avançou a uma taxa anual de 3,6%.

É o terceiro semestre seguido de expansão nos Estados Unidos, mas o crescimento ainda é atribuído ao programa de estímulo. A dúvida é se a retomada já é sustentável. Até agora, não se traduziu em empregos.

O número de novos pedidos de seguro-desemprego caíram na semana passada, mas isso significa uma redução das demissões, não geração de empregos.

Candidato verde abre vantagem na Colômbia

O candidato verde Antanas Mockus, a grande sensação da campanha eleitoral na Colômbia, abriu uma vantagem de 12 pontos percentuais em relação ao candidato do presidente Álvaro Uribe, o ex-ministro da Defesa Jan Manuel Santos, nas pesquisas sobre o primeiro turno da eleição presidencial, em 30 de maio.

Na última pesquisa, Mockus chegou a 39% das preferências contra 27% para Santos.

Com apenas 9,8%, a ex-ministra do Exterior Noemí Sanín de Rubio, candidata oficial do Partido Conservador, ficou num distante terceiro lugar. A maioria do eleitorado conservador deve votar em Santos já no primeiro turno.

Se houver segundo turno, previsto para 20 de junho, Mockus levaria hoje uma vantagem sobre Santos de 41,5% a 29%.

A grande novidade da política colombiana representada pela ascensão de Mockus é uma certa sensação de que a guerra civil contra as guerrilheiras de esquerda e a ação dos paramilitares de direita.

Santos representa a continuação da política de "segurança democrática", que negou legitimidade à guerrilha e optou por uma solução militar, em vez de negociar com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), como fizeram, sem sucesso, seus antecessores Ernesto Samper e Andrés Pastrana.

Uma vitória de Mockus significa que a guerra deixou de ser prioridade para o eleitorado colombiano.

Vietnã festeja 15 anos do fim da guerra

O Vietnã comemorou hoje os 35 anos da reunificação do país e do fim da guerra que traumatizou os Estados Unidos.

Em 30 de abril de 1975, os tanques do Vietnã do Norte invadiram o palácio presidencial e tomaram Saigon, então capital do Vietnã do Sul e hoje Cidade de Ho Chi Minh, o grande herói da luta pela independência do Vietnã, declarada em 2 de setembro de 1945, no fim da Segunda Guerra Mundial e da ocupação japonesa.

"Às 10h45, arrebentamos o portão do palácio presidencial e fomos direto para o palácio. Foi tudo muito rápido", lembrou Vu Dang Toan, que estava naquele tanque.

Logo, em outra cena cinematográfica, um helicóptero sobrecarregado resgatava as últimas pessoas da Embaixada dos EUA.

Terminava a guerra em que morreram 58 mil americanos e cerca de 2 milhões de vietnamitas.

O Partido Comunista governa o país até hoje. Promoveu reformas econômicas inspiradas pela China. O Vietnã é hoje o segundo maior produtor mundial de café e um dos novos tigres do Sudeste Asiático.

Com orgulho, o prefeito da Cidade de Ho Chi Minh, Lee Thanh Hai, declarou hoje que ela gerou 20% da riqueza nacional e 30% da arredação de impostos do país no ano passado.

Dezenas de milhares de soldados foram saudados por um palanque de veteranos de cabelos grisalhos

China abre Exposição Mundial de Xangai

A maior cidade da China, Xangai, abriu hoje a Exposição Mundial 2010. É um projeto ambicioso, de bilhões de dólares, que reúne 184 países e 62 territórios e organizações internacionais.

Mais de 70 milhões de pessoas devem visitar a Exposição de Xangai nos próximos seis meses. A tradição das exposições mundiais para mostrar a capacidade industrial e tecnológica das grandes potências começa em 1851, com a Inglaterra vitoriana mostrando a força do Império Britânico.

Um palácio de cristal foi erguido no Hyde Park, em Londres, para abrigar a Grande Exposição. Outras exposições mundiais importantes foram realizadas em Paris, em 1900, e em Nova York, em 1939. Lisboa fez a sua para festejar, em 1998, os 500 anos da viagem em que Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia.

Em Xangai, onde já era 1º de maio, a festa começou com um banquete oferecido pelo presidente chinês, Hu Jintao, aos 20 chefes de Estado e outras autoridades estrangeiras, com destaque para o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e sua mulher, Carla Bruni.

A inauguração teve mais um espetáculo de luz e som no estilo da abertura da Olimpíada de Beijim, em 2008. Xangai, a capital econômica da China, não quer ficar atrás da capital política do país.

O tema central é "Cidade Melhor, Vida Melhor", um convite aos países para apresentarem soluções criativas para os problemas urbanos, fomentar a inovação, o intercâmbio e a cooperação entre os países para promover a harmonia entre as cidades e a natureza.

Estão programados cerca de 20 mil shows com artistas do mundo inteiro.

Maré negra chega à costa dos EUA

As primeiras ondas da maré negra criada por um vazamento de petróleo no Golfo do México chegaram hoje à foz do Rio Mississípi e aos pântanos da costa do estado da Louisiana, nos Estados Unidos. O presidente Barack Obama suspendeu as novas autorizações para exploração de petróleo no mar.

Na Casa Branca, Obama anunciou ter encomendado um estudo para definir em 30 dias que regras e tecnologias são necessárias para tornar mais segura a prospecção e a lavra de petróleo no mar.

Desde a explosão que destruiu e afundou a plataforma Deepwater Horizon, há 10 dias, matando 11 petroleiros, a mancha de espalhou por uma distância de até 200 quilômetros.

Três furos num oleduto estão jogando mais de 900 mil litros de petróleo por dia no mar. Como o conserto pode levar mais de um mês, há um risco de que o vazamento na plataforma da empresa BP supere o do navio Exxon Valdez, que derramou quase 41 milhões de litros no Alasca em 1989.

Na época, foi aprovada uma lei para obrigar as companhias de petróleo a pagar os prejuízos pelos acidentes ecológicos que causarem. As autoridades federais e estaduais dos EUA estão revoltadas com a atitude da BP e prometem cobrar toda a conta da empresa.

Barreiras e barcos com suprimentos foram colocados em posição na Lousiana, o primeiro estado americano atingido. Os governos do México e dos estados do Texas, do Alabama e da Flórida estão em estado de alerta.

O presidente Obama está particularmente preocupado. Em 2005,  a mesma região foi duramente atingida pelo furacão Katrina em 2005 e o governo George W. Bush (2001-09) foi acusado de negligência no socorro às vítimas.

Socorro à Grécia deve ser anunciado no domingo

Uma ajuda de 120 bilhões de euros à Grécia deve ser anunciada domingo numa reunião de cúpula dos ministros das Finanças dos 16 países que usam o euro como moeda.

Na Grécia, o ministro George Papaconstantinou admitiu que a crise é muito mais grave do que se acreditava inicialmente, mas declarou que o governo socialista recebeu um mandato popular para promover mudanças radicais.

Ele declarou que está pronto para enfrentar os inevitáveis protestos por cortes e congelamentos de salários e benefícios sociais quando forem anunciados os compromissos assumidos para receber a ajuda internacional

O governo grego promete criar uma rede proteção social para ajudar os mais atingidos pelos cortes nos gastos públicos.

Ajuda à Grécia deve sair no fim de semana

A Grécia prometeu cortar mais gastos e aumentar impostos para economizar mais 24 bilhões de euros, cerca de R$ 55 bilhões, nos próximos três anos e receber uma ajuda de 120 bilhões de euros, cerca de R$ 275 bilhões, para evitar um calote de suas dívidas. Um acordo deve ser anunciado neste fim de semana.

Os presidentes do Banco Central da Europa, Jean-Claude Trichet, e do Bundesbank (banco central alemão), Axel Weber, pediram pressa na aprovação da ajuda à Grécia para evitar o contágio da crise para as dívidas públicas de outros países.

Nesta semana, as agências de classficação de risco rebaixaram as notas de crédito de Grécia, Espanha e Portugal. O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, minimizou a importância dessas agências, e a primeira-ministra Angela Merkel disse que o dinheiro só vai sair se o governo grego tomar as medidas necessárias para reduzir o déficit público para 3% do produto interno bruto, como exigem as regras da união monetária europeia.

As medidas de austeridade fiscal para equilibrar as contas incluem aumentos de impostos, congelamento dos salários no setor público e fim do 13º e do 14º que os servidores gregos têm direito hoje.

Os sindicatos reagiram. Houve protesto e pancadaria ontem no centro de Atenas. A polícia precisou de gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes.

Com a expectativa de uma solução para a crise da Grécia, o euro e as bolsas de valores da Europa tiveram uma pequena alta.

Cameron vence último debate no Reino Unido

Depois de 13 anos de governos trabalhistas, o Partido Conservador aumentou ontem a chance de conseguir maioria absoluta na Câmara dos Comuns do Parlamento Britânico nas eleições da próxima quinta-feira, 6 de maio, o Reino Unido.


Seu líder, David Cameron, foi considerado vencedor do terceiro e último debate televisionado entre os três principais candidatos a primeiro-ministro britânico.


O tema de hoje era a economia. Mas o primeiro-ministro Gordon Brown cometeu uma gafe há dois dias. Chamou uma eleitora de "intolerante" com microfone aberto depois que ela reclamou da violência e da imigração estrangeira.

Esses temas de grande apelo para a classe média empobrecida pela crise e humilhada pelo desemprego na pior crise econômica do pós-guerra favorecem os conservadores.

É a primeira vez que o país realiza debates na TV entre os líderes dos três grandes partidos. Isso deu grande visibilidade a Nick Clegg, líder do Partido Liberal-Democrata, considerado vencedor do primeiro debate.

Com a vitória de Clegg, os liberais-democratas ultrapassaram os trabalhistas nas pesquisas de opinião e em algumas até os conservadores. O partido prepara-se para ter uma grande votação, mas ninguém acredita que possa eleger a maioria dos 650 deputados no sistema eleitoral britânico, de voto distrital num turno único.

Assim, nas últimas eleições, sob a liderança de Tony Blair, o Partido Trabalhista conseguiu maioria de 67 deputados com os votos de apenas 36% do eleitorado.

Nestas eleições, teme-se algo ainda pior. Os trabalhistas podem ficar em terceiro lugar no cômputo geral dos votos mas eleger o maior número de deputados. Isso lhes dá o direito de indicar seu líder para primeiro-ministro.

Se nenhum partido tiver maioria absoluta, o mais votado tem prioridade para tentar formar um governo de coalizão. Como na monarquia constitucional do Reino Unido o regime é parlamentarista, o novo governo precisa de maioria absoluta na Câmara dos Comuns.

Para os analistas, Brown desperdiçou sua última chance. Na condição de chefe de governo, é o alvo de todas as críticas pela crise econômica. Afinal, antes de ser primeiro-ministro, foi todo-poderoso ministro das Finanças de Blair, quando prometia acabar com os ciclos de euforia e depressão.

Agora que o país enfrenta déficits e dívida elevadas por conta da crise, é evidente que o governo deveria ter reduzido a dívida nos momentos de maior expansão do setor privado para ter maior capacidade de endividamento nos momentos difíceis. Tudo fica na conta de Brown.

Clegg culpou os "partidos tradicionais", que dominam a política britânica do pós-guerra.

Cameron promete cortar gastos e equilibrar as contas públicas. Põe toda a culpa pela crise em Brown. Isso o ajudou a passar a imagem de um líder novo, jovem e dinâmico confiável para conduzir a economia do país.

O Instituto de Estudos Fiscais divulgou um relatório acusando todos os partidos de mentirem para o eleitorado. Suas contas não fecham com as propostas de campanha.

A crise, a Grande Recessão de 2008-09, só acaba quando as dívidas contraírem forem pagas ou se tornarem pagáveis sem um esforço extra. Os tempos serão difíceis no Reino Unido e na Europa de modo geral.

Com a crise das dívidas públicas da Grécia e de outros paísea da Eurozona, o Reino Unido não só corre de contaminação por causa de déficits e dívida elevados. Perde mercado enquanto seus parceiros da União Europeia estiverem endividados.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Obama decreta calamidade por vazamento de petróleo


O presidente Barack Obama decretou hoje que é o vazamento de petróleo no Golfo do México é uma calamidade pública nacional

A plataforma que submergiu no Golfo do México depois de uma explosão está jogando no mar 5 mil barris de petróleo por dia, em vez dos mil calculados inicialmente. 

A maré negra, de 74 mil quilômetros quadrados, se aproxima do estado de Louisiana, onde pode chegar hoje à noite. Pode se tornar a maior da História dos EUA. 

A Guarda Costeira dos EUA tenta conter a mancha de óleo com incêndios controlados. Culpa a BP. 

O vazamento é um golpe na proposta de Obama de permitir a exploração de petróleo na costa leste. Obama disse que a BP vai pagar a conta

A Flórida já recuou e disse que não quer. O poço sinistrado não tinha controle remoto para fechar a válvula como Brasil e Noruega exigem para exploração de petróleo no mar.

Bancos centrais pedem pressa na ajuda à Grécia

Os presidentes do Banco Central da Europa, Jean-Claude Trichet, e da Alemanha, Axel Weber, pedemajuda imediata à Grécia para evitar o contágio na crise das dívidas públicas.

• A primeira-ministra Angela Merkel diz que a ajuda sai quando as exigências foram atendidas, ou seja, quando a Grécia anunciar cortes capazes de reduzir o déficit orçamentário para 3% do produto interno bruto como requerem as regras da união monetária europeia. A oposição social-democrata alemã (4142) está pronta para apoiar a ajuda.

• O ministro das Finanças da Alemanha minimizou a importância das agências de classificação de risco, que nesta semana rebaixaram as dívidas da Grécia, da Espanha e de Portugal.

• A Espanha reagiu ao rebaixamento do crédito, prometendo reduzir o déficit público para 3% do PIB até 2013.

• Os sindicatos e o governo socialista grego resistem à pressão do FMI para cortar salários. Os gregos temem o impacto de mais cortes de gastos. O pau voltou a quebrar em Atenas durante um protesto. A polícia foi obrigada a usar gás lacrimogênio para dispersar os manifestantes
.
• O euro subiu para US$ 1,3244, mas analistas esperam que caia abaixo de US$ 1,30.


• A Bolsa de Atenas teve alta de 7,14% hoje, na expectativa de uma solução positiva para a crise da dívida grega.

Sarkozy pressiona China e sancionar Irã

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, iniciou ontem uma visita oficial de três dias à China para reaproximar os dois países, afastados desde que Sarkozy recebeu o Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, e ameaçou boicotar a abertura da Olimpíada de Beijim, em 2008.


Sarkozy está convencido de que nenhuma questão internacional importante pode ser resolvida no mundo de hoje sem a cooperação da China. Ele pediu apoio para aprovar uma quarta rodada de sanções contra o programa nuclear do Irã. Mas a China está mais preocupada com a reforma do sistema financeiro internacional para evitar crises como a Grande Recessão de 2008-09.


"A questão é examinar até que ponto a ausência de um diálogo construtivo deve levar a sanções para fortalecer o diálogo construtivo", declarou o presidente francês, numa referência à proposta de diálogo direto EUA-Irã do presidente Barack Obama. "Este momento está chegando".


Já o presidente chinês, Hu Jintao, declarou que "o ponto mais importante de uma reforma do sistema internacional deve ser o fortalecimento da supervisão internacional, encorajar a cooperação financeira regional e promover uma reforma do sistema monetário internacional. Nossos dois países concordaram em coordenar atividades para promover uma economia global sustentável".


O presidente francês aceitou, em princípio, a ideia de trabalhar por uma sistema monetário menos dependente do dólar.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Rússia libera documentos do Massacre de Katyn

A Rússia libera documentos sobre o massacre de 22 mil oficiais poloneses na floresta de Katyn, em 1940, no início da Segunda Guerra Mundial.

Os documentos incluem a concordândia do ditador soviético, Josef Stalin, com a matança realizada por sua polícia política. A Polônia agradece o gesto, mas um historiador observa que não há nenhum fato histórico novo.

Protesto tem morte na Tailândia

Pelo menos um soldado morreu e outras 18 pessoas saíram feridas de novo enfrentamento na Tailândia entre as forças de segurança e os camisas vermelhas, partidários do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que exigem a queda do atual governo e a realização de eleições antecipadas.

Gafe enterra ainda mais Gordon Brown


O primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, cometeu uma gafe hoje na campanha para as eleições gerais de 6 de maio no Reino Unido. Chamou de intolerante uma mulher que o pressionou sobre imigração e violência, os temas preferidos da direita nas eleições da próxima semana. 

Uma câmera ligada registrou a reclamação de Brown para os responsáveis por sua campanha. Ele foi pessoalmente à casa da mulher pedir desculpas. Mas o estrago está feito e será explorado pelos tabloides conservadores. 

É mais um prego no caixão de Brown. O Partido Trabalhista está em terceiro lugar nas pesquisas, atrás de conservadores e liberais-democratas.

S&P rebaixa crédito da Espanha

Na última hora, a agência de classificação de risco americana Standard & Poor's rebaixou o crédito da Espanha em um grau.


O euro caiu para US$ 1,3123, a menor cotação em um ano. A Bolsa de Madri fechou em queda de 3%.


• A União Europeia insiste em que não haverá calotes na zona do euro.

Ajuda à Grécia pode chegar a 120 bilhões de euros

O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, calcula que a Grécia precise de 100 a 120 bilhões de euros nos próximos três anos, revelou o deputado e ex-ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Jürgen Trittin.


Strauss-Kahn e o presidente do Banco Central da Europa, Jean-Claude Trichet, estão hoje em Berlim, onde se reuniram com a primeira-ministra Angela Merkel. Eles pressionam a Alemanha a concordar rapidamente com a ajuda de emergência à Grécia para evitar o contágio da crise das dívidas públicas, que ameaça também Portugal, Espanha, Irlanda e Itália.


Mas o economista alemão Hans-Werner Sinn, do importante instituto Ifo, adverte que a Grécia não terá a disciplina necessária para ajustar as contas e vai acabar pedindo à Alemanha que perdoe a dívida. 


Sinn fez um apelo ao governo para não ceder diante dos “pedintes”: “É compreensível que espanhóis e italianos nos pressionem para darmos dinheiro sem condições, criando um precedente importante para eles”.


O maior risco é a Espanha, quarta maior economia da zona do euro, por causa de seu tamanho e do tamanho de sua dívida, de mais de 440 bilhões de euros. A Grécia deve cerca de 300 bilhões de euros. É uma economia menor, mas os bancos do Norte da Europa detêm grande parte da dívida dos países com problemas.


Todo o sistema financeiro europeu estaria em risco, em caso de colapso em série dos países endividados, com forte impacto sobre o mundo inteiro.

O euro caiu abaixo de US$ 1,32, a menor cotação em um ano.

Produtores franceses invadem Paris com tratores

Mais de 11 mil produtores rurais franceses invadiram o centro de Paris ontem com mais de 1,5 mil tratores, em protesto contra os preços dos produtos agrícolas e os cortes na política de subsídios agrícolas da União Europeia.

A maioria dos manifestantes produz cereais. Duas colheitas bem-sucedidadas aumentaram a oferta de grãos e derrubaram os preços em 20%.

"Tudo o que queremos é uma regulamentação melhor do mercado", declarou um agricultor.

Os ruralistas alegam que a última reforma da política agrícola comum da UE, que reduziu os subsídios em 20%, baseou-se nos preços de 2007 e 2008, quando havia uma inflação mundial nos preços dos alimentos.

A França é a maior beneficiária dos subsídios agrícolas europeus. No ano passado, recebeu um quinto ou 20% dos R$ 93 bilhões de reais destinados pela Europa para ajudar seus agricultores.

FMI oferece mais 10 bilhões de euros à Grécia

Depois que o rebaixamento da nota de crédito da dívida da Grécia para especulativa derrubou as bolsas de valores do mundo inteiro, o Fundo Monetário Internacional oferece mais 10 bilhões de euros ao país.


Com a redução também do crédito de Portugal, a Europa já teme o contágio.


A promessa de ajuda da União Europeia e do FMI à Grécia soma agora 55 bilhões de euros, cerca de R$ 127,5 bilhões.


Ao rebaixar ontem o crédito grego, a agência de classificação de risco americana Standard & Poor's advertiu os investidores. Em caso de reestruturação da dívida grega depois de um provável calote, eles devem esperar receber entre 30% e 50% do valor de face dos bônus da Grécia.

Amorim pede garantias ao Irã

Em viagem ao Irã para preparar uma visita oficial do presidente Lula no próximo mês, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Celso Amorim, pediu ontem ao regime fundamentalista iraniano que dê garantias à sociedade internacional de que seu programa nuclear é pacífico.

"Como disse o presidente Lula, o que o Brasil quer para o Irã é o mesmo que o Brasil quer para o Brasil, o direito de desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos", declarou Amorim depois de se encontrar com o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki.

O ministro brasileiro defendeu a rediscussão da proposta de que a república islâmica mande seu urânio para enriquecimento no exterior.

Na sua opinião, seria uma forma de aumentar a confiança entre o governo iraniano, a Agência Internacional de Energia Atômica e as potências ocidentais que desconfiam das intenções reais da república dos aiatolás.

O Brasil é contra a proposta dos Estados Unidos de adotar uma quarta rodada de sanções contra o regime fundamentalista do Irã. Amorim acredita que sanções seriam contraproducentes e impediriam o diálogo.

Em seu tom grandiloquente, o presidente Mahmoud Ahmadinejad declarou que o Brasil e o Irã deveriam construir uma nova ordem mundial.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Noriega é extraditado para a França

O general Manuel Noriega, ex-ditador do Panamá, foi extraditado pelos Estados Unidos para responder na França por lavagem de dinheiro.


Na audiência de apresentação, Noriega pediu à Justiça francesa para ser mandado para o Panamá. Com mais de 80 anos, em seu país, o general teria direito a prisão domiciliar.


Noriega foi preso depois de uma invasão militar americana ao Panamá ordenada pelo então presidente George Bush, o pai, em 1989.

Plataforma que afundou polui Golfo do México

Uma plataforma da empresa BP que afundou após acidente no Golfo do México espalha uma mancha de petróleo por 4,75 quilômetros quadrados.

Pelo menos 11 petroleiros morreram no acidente.

Goldman Sachs se defende no Congresso dos EUA

Executivos do banco Goldman Sachs defenderam hoje no Congresso dos Estados Unidos sua atuação antes da crise financeira global, afirmando que apenas leram a tendência do mercado ao apostar no colapso do mercado imobiliário enquanto vendiam títulos lastreados por hipotecas sem advertir clientes para o risco.

• Os preços dos imóveis residenciais nos EUA subiram 1,4% nos últimos 12 meses, a primeira alta em três anos.

S&P rebaixa crédito de Grécia e Portugal

Os títulos da dívida da Grécia caíram ainda mais hoje, agravando o risco de calote, depois que a agência de classificação de risco S&P rebaixou o crédito da Grécia  para especulativo (lixo, junk bonds ou papéis podres) e também reduziu a nota de crédito de Portugal.

Na Alemanha, primeira-ministra Angela Merkel está exigindo três anos de austeridade para ajudar a Grécia. Uma delegação da oposição social-democrata alemã visita Atenas e promete uma solução rápida.


Sob pressão, o primeiro-ministro grego, George Papandreou, prometeu reformas para criar uma "nova Grécia".


Em mais um protesto contra o rigoroso ajuste fiscal, os sindicalistas gregos fazem hoje uma greve no setor de transporte, o que afeta diretamente o turismo, uma das principais atividades econômicas do país. O setor de transportes também parou em Portugal.


A Bolsa de Atenas caiu 6%, a de Lisboa 5% e a de Londres, a mais importante da Europa, 2,6%. Nova York seguiu a onda de baixa e perdeu 2%.

Morre o professor Fred Halliday

Morreu de câncer aos 64 anos o professor Fred Halliday, grande fera do Departamento de Relações Internacionais da London School of Economics e meu orientador quando passei por lá, nos anos 90. Acabo de ler no Guardian.

Católico e irlandês, Fred nasceu em Dublin e foi criado em Dandalk, perto da fronteira com Irlanda do Norte. Ele contava que sua babá era alinhada ideologicamente com o Exército Republicano Irlandês (IRA), que lutava contra o domínio britânico sobre a Irlanda.

Cedo, Fred aprendeu a desconfiar de nacionalismos, impérios e religiões. Era radical, de esquerda. Foi editor da New Left Review, a grande publicação intelecual da esquerda britânica, foi assessor da Câmara da Grande Londres sob Ken Livingstone, antes dela ser dissolvida pela primeira-ministra conservadora Margaret Thatcher.


Internacionalista e cosmpolita, Fred Halliday falava oito línguas (inglês, francês, espanhol, português, italiano, alemão, russo, árabe e persa). Na LSE, foi catedrático das cadeiras de Política Internacional, Oriente Médio desde 1914, Revoluções e o Sistema Internacional e a Mulher no Sistema Internacional, no Mestrado em Relações Internacionais.


Especialista em Oriente Médio e na Guerra Fria, fez tese de doutorado sobre a revolução marxista no Iêmen. Foi autor de mais de 20 livros, entre eles Arábia sem Sultões, Segunda Guerra Fria, Islã: o Mito da Confrontação (rebatendo a tese do choque de civilizações), Duas Horas que Abalaram o Mundo (sobre os atentados de 11 de setembro).


Foi um grande polemista. Suas análises e entrevistas o transformaram num intelectual bastante consultado pela mídia britânica.


Em sua aula de despedida na LSE, Fred terminou com Quem Nunca Viveu uma Paixão, de Vinicius de Moraes e Toquinho, lamentando não ter usado mais música nas aulas.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Senado acusa Goldman de enganar cliente e país

O banco de investimentos Goldman Sachs apostou secretamente já em 2006 e 2007 no colapso do mercado imobiliário e "ganhou bilhões de dólares" com isso, concluiu uma investigação do Senado dos Estados Unidos.

Essa estratégia do maior banco de investimentos de Wall Street, o centro financeiro de Nova York, criava um conflito de interesses com os clientes do banco que estavam comprando títulos lastreados em hipotecas.

Uruguai exige fim de bloqueio em Gualeguaychú

O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, cobrou hoje da Argentina a suspensão do bloqueio à ponte entre Gualeguaychú e Fray Bentos, imposto por ambientalistas argentinos há mais de três anos em protesto contra a instalação de uma fábrica de celulose na margem oriental do Rio Uruguai.

Na semana passada, o Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas, com sede em Haia, na Holanda, conclui que o Uruguai violou procedimentos do Estatuto do Rio Uruguai, mas não o espírito do tratado, ao autorizar a instalação de da fábrica de celulose da companhia finlandesa Botnia em Fray Bentos, na margem leste do rio.

Mesmo assim, os moradores de Gualeguaychú mantêm o bloqueio à ponte internacional. Os presidentes José Mujica e Cristina Kirchner discutem a questão nesta quarta-feira.

Camponeses atacam usina de açúcar na Bolívia

Com paus, pedras e foguetes, um grupo de cerca de 800 trabalhadores rurais sem terra atacaram o Engenho San Aurelio, no departamento de Santa Cruz, na noite de sábado para domingo.

Os camponeses alegam ter sido expulsos de terras da empresa que ocupavam informalmente e que agora serão destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar.

Do outro lado, os trabalhadores da usina açucareira tentaram se proteger atrás das máquinas. Mas os atacantes usaram foguetes para tocar fogo na fábrica.

Eles queimaram a guarita da segurança no portão da fábrica e um caminhão pesado, destruíram o laboratório de análises, roubaram computadores e ferramentas.

Os operários da fábrica protestaram, dizendo que vários colegas foram gravemente feridas. O engenho suspendeu as atividades e estima os prejuízos em dezenas de milhares de dólares.

Incêndio destroi maior mercado de rua no Haiti

Para agravar ainda mais uma situação miserável, um incêndio destruiu hoje o Mercado do Porto, em Porto Príncipe, a capital do Haiti.

Sudão anuncia reeleição do ditador

O ditador Omar Bachir, no poder desde 1989, foi reeleito presidente do Sudão com 68% dos votos em eleição boicotada pelos principais partidos de oposição, informaram hoje as autoridades eleitorais do país.

Nos últimos dias, confrontos entre árabes nômades e o Exército Popular de Libertação Popular, o principal grupo rebelde do país, deixou 55 mortos e 85 feridos.

Durante seus 55 anos de independência, o Sudão passou 40 anos em guerra civil entre o Norte, de maioria muçulmana, e o Sul, cristão e animista.

Um plebiscito marcado para o próximo ano deve decidir se o país parte para um divórcio amigável, mas há suspeitas de que, reeleito, Bachir suspenda a consulta popular.

O presidente sudanês tornou-se no ano passado o primeiro chefe de Estado no exercício do cargo a ser denunciado pelo Tribunal Penal Internacional. Ele é acusado pelo genocídio de 300 mil pessoas na província de Darfur, no Oeste do Sudão.

Blogueira cubana prevê dias díficeis

A jovem blogueira Yoáni Sánchez, que com seu blog Geração Y se tornou a principal voz da oposição em Cuba, alertou hoje no Twitter ter sido advertida de que vai enfrentar dias difíceis por causa de sua luta pela liberdade na ilha dominada pela ditadura militar dos irmãos Fidel e Raúl Castro.


Durante as eleições municipais de ontem, em que não votou, Yoáni divulgou várias mensagens no Twitter criticando a farsa eleitoral cubana:


• Vienen tiempos dificiles para mi, me advierten todos los amigos. Preparo el alma y el cuerpo para lo peor.


• No hay mejor manera de sobreponerse a los insultos oficiales que preparar la honda de los 140 caracteres y lanzar un tweet muy lejos


  1. Como ven he recuperado la energía después de una par de días en baja. Que esta lluvia de tweets confirme mi retorno al ciberespacio.

  2. #cubaelecciones Otra pregunta para los candidatos que salgan elegidos: presionaran para que salgan a la luz los detalles de la corrupción

  3. #cubaelecciones Con la ilusión por el piso, los bolsillos maltrechos y la confianza en gestion del gobierno mellada, votan hoy los cubanos

  4. Es cierto que los blogs y twitter no tumbaran por si solos el muro… pero de seguro le harán unos enormes huecos. Vivir para ver

  5. Mas personas vencen sus prejuicios contra la tecnologia. No doy abasto de gente que quiere que les ayude a conectar su móvil con Twitter

  6. #cubaelecciones Elegir es un verbo que no puede aplicarse en este caso: apenas confirmar o ratificar lo que ha sido decidido ya por otros

  7. #cubaelecciones Pue si, nosotros hacemos como que votamos y ellos hacen como que han sido elegidos

  8. #cubaelecciones Elegir a partir de una biografia es la evidencia de que ninguno de estos candidatos podra desarrollar un programa propio

  9. Otra vez me abstuve de ir a votar como tantos otros cubanos: saldrá nuestra abstención en las cifras de estas elecciones?