O ex-vice-presidente do Banco Mundial Joseph Stiglitz, ganhador do Prêmio Nobel de Economia 2001, adverte que “o euro pode desaparecer” se a Europa não apresentar uma reação coordenada à crise dos dívidas públicas e aos ataques especulativos.
Em entrevista ao jornal espanhol El País, ele disse temer que as medidas adotadas para conter a crise da dívida matem a recuperação econômica da Europa, que já é a mais fraca do mundo.
Stiglitz também criticou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, dizendo que ele está perto demais do centro financeiro de Wall Street para impor uma nova regulamentação do setor que estanque a especulação e evite crises mundiais como a última.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário