O ministro do Exterior do Irã, Manouchehr Mottaki, esteve hoje em Viena tentando convencer o governo da Áustria, membro temporário do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a não apoiar a quarta rodada de sanções contra o país, proposta pelos Estados Unidos, que acusam o Irã de estar desenvolvendo armas nucleares.
Mottaki considerou as sanções injustas, mas a Áustria deixou claro que cabe ao Irã desmanchar as suspeitas de que seu programa nuclear tem fins militares.
Ontem, o presidente Mahmoud Ahmadinejad esteve em Uganda, outro membro temporário do Conselho de Segurança. Em Kampala, o dirigente iraniano acusou os EUA e o Reino Unido de mentirem quando dizem que o Irã está fazendo a bomba atômica.
Em comunicado conjunto, o Brasil e a Turquia, que também são membros do Conselho sem poder de veto, rejeitaram a adoção de novas sanções e defenderam a continuidade das negociações para que o regime fundamentalista iraniano mande seu urânio para enriquecimento no exterior.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário