O papa Bento XVI festejou ontem cinco anos de pontificado em um almoço com 60 cardeais, em meio à crise causada pelos escandalos sexuais envolvendo ministros da Igreja Católica.
No domingo, durante visita à ilha de Malta, Bento XVi se reuniu com dez vítimas de padres pedófilos e prometeu usar todo o poder da Igreja para combater os abusos sexuais.
Isso não significa que o papa pretenda fazer grandes mudanças: "É um homem conservador de 83 anos com uma visão tradicional do catolicismo", observa o correspondente da Agência Reuters no Vaticano, Tom Heneghan.
"O grande problema que todo papa enfrenta é a Cúria Romana, a burocracia do Vaticano, que nem sempre aplicam suas decisões", acrescenta o repórter.
"É uma burocracia diferente. A maioria dos católicos no mundo inteiro tem contato na Igreja através de suas paróquias, padres, escolas e hospitais, que agem no dia a dia de maneira totalmente independente do que acontece em Roma".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário