O Vaticano aceitou hoje a renúncia do terceiro bispo irlandês por causa dos escândalos de pedofilia na Igreja Católica.
Mesmo sem ser acusado diretamente pelos abusos sexuais de menores por agentes da Igreja, o bispo James Moriarty decidiu renunciar. Ele foi acusado de omissão num relatório sobre os escândalos na Arquidiocese de Dublin, a caital da Irlanda.
Nos últimos dias, o papa Bento XVI prometeu usar todo o poder da Igreja para punir os responsáveis por escândalos na Igreja.
O bispo de Augsburg, Walter Mixa, um dos mais controvertidos da Alemanha, também pediu para deixar o cargo.
Além de irregularidades financeiras, ele é acusado de bater em crianças de escolas católicas nos anos 70 e 80. Na época, Mixa era padre na cidade de Schrobenhausen, na Baviera, o estado natal do carderal Josef Ratzinger, hoje papa Bento XVI.
O presidente da Confederação Nacional dos Bispos da Alemanha, Robert Zollitsch, declarou que a decisão do bispo de Augsburg merece respeito.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário