Mais de 11 mil produtores rurais franceses invadiram o centro de Paris ontem com mais de 1,5 mil tratores, em protesto contra os preços dos produtos agrícolas e os cortes na política de subsídios agrícolas da União Europeia.
A maioria dos manifestantes produz cereais. Duas colheitas bem-sucedidadas aumentaram a oferta de grãos e derrubaram os preços em 20%.
"Tudo o que queremos é uma regulamentação melhor do mercado", declarou um agricultor.
Os ruralistas alegam que a última reforma da política agrícola comum da UE, que reduziu os subsídios em 20%, baseou-se nos preços de 2007 e 2008, quando havia uma inflação mundial nos preços dos alimentos.
A França é a maior beneficiária dos subsídios agrícolas europeus. No ano passado, recebeu um quinto ou 20% dos R$ 93 bilhões de reais destinados pela Europa para ajudar seus agricultores.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário