sexta-feira, 30 de abril de 2010

Maré negra chega à costa dos EUA

As primeiras ondas da maré negra criada por um vazamento de petróleo no Golfo do México chegaram hoje à foz do Rio Mississípi e aos pântanos da costa do estado da Louisiana, nos Estados Unidos. O presidente Barack Obama suspendeu as novas autorizações para exploração de petróleo no mar.

Na Casa Branca, Obama anunciou ter encomendado um estudo para definir em 30 dias que regras e tecnologias são necessárias para tornar mais segura a prospecção e a lavra de petróleo no mar.

Desde a explosão que destruiu e afundou a plataforma Deepwater Horizon, há 10 dias, matando 11 petroleiros, a mancha de espalhou por uma distância de até 200 quilômetros.

Três furos num oleduto estão jogando mais de 900 mil litros de petróleo por dia no mar. Como o conserto pode levar mais de um mês, há um risco de que o vazamento na plataforma da empresa BP supere o do navio Exxon Valdez, que derramou quase 41 milhões de litros no Alasca em 1989.

Na época, foi aprovada uma lei para obrigar as companhias de petróleo a pagar os prejuízos pelos acidentes ecológicos que causarem. As autoridades federais e estaduais dos EUA estão revoltadas com a atitude da BP e prometem cobrar toda a conta da empresa.

Barreiras e barcos com suprimentos foram colocados em posição na Lousiana, o primeiro estado americano atingido. Os governos do México e dos estados do Texas, do Alabama e da Flórida estão em estado de alerta.

O presidente Obama está particularmente preocupado. Em 2005,  a mesma região foi duramente atingida pelo furacão Katrina em 2005 e o governo George W. Bush (2001-09) foi acusado de negligência no socorro às vítimas.

Nenhum comentário: