O Fundo Monetário Internacional propôs a criação de um imposto sobre os lucros dos bancos para criar um fundo para bancar o combate a crises no setor financeiro. A França e o Reino Unido já defenderam a ideia.
A proposta está num documento preparado pelo FMI para uma reunião de ministros das Finanças do Grupo dos Vinte (G-20).
"Os países têm experiências diferentes durante as crises", observa o documento do Fundo, "mas ninguém está imune aos riscos do futuro e à inevitabilidade de crises financeiras globais. Ações unilaterais de governos podem ser minadas" em guerras fiscais e regulatórias.
Para o FMI, os países deveriam ter fundos para enfrentar crises financeiras globais com uma contribuição anual equivalente a 2% a 4% do produto interno bruto.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário