quarta-feira, 28 de abril de 2010

Amorim pede garantias ao Irã

Em viagem ao Irã para preparar uma visita oficial do presidente Lula no próximo mês, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, embaixador Celso Amorim, pediu ontem ao regime fundamentalista iraniano que dê garantias à sociedade internacional de que seu programa nuclear é pacífico.

"Como disse o presidente Lula, o que o Brasil quer para o Irã é o mesmo que o Brasil quer para o Brasil, o direito de desenvolver tecnologia nuclear para fins pacíficos", declarou Amorim depois de se encontrar com o chanceler iraniano, Manouchehr Mottaki.

O ministro brasileiro defendeu a rediscussão da proposta de que a república islâmica mande seu urânio para enriquecimento no exterior.

Na sua opinião, seria uma forma de aumentar a confiança entre o governo iraniano, a Agência Internacional de Energia Atômica e as potências ocidentais que desconfiam das intenções reais da república dos aiatolás.

O Brasil é contra a proposta dos Estados Unidos de adotar uma quarta rodada de sanções contra o regime fundamentalista do Irã. Amorim acredita que sanções seriam contraproducentes e impediriam o diálogo.

Em seu tom grandiloquente, o presidente Mahmoud Ahmadinejad declarou que o Brasil e o Irã deveriam construir uma nova ordem mundial.

Nenhum comentário: