O ministro das Relações Exteriores do Uruguai, Luis Almagro, cobrou hoje da Argentina a suspensão do bloqueio à ponte entre Gualeguaychú e Fray Bentos, imposto por ambientalistas argentinos há mais de três anos em protesto contra a instalação de uma fábrica de celulose na margem oriental do Rio Uruguai.
Na semana passada, o Tribunal Internacional de Justiça das Nações Unidas, com sede em Haia, na Holanda, conclui que o Uruguai violou procedimentos do Estatuto do Rio Uruguai, mas não o espírito do tratado, ao autorizar a instalação de da fábrica de celulose da companhia finlandesa Botnia em Fray Bentos, na margem leste do rio.
Mesmo assim, os moradores de Gualeguaychú mantêm o bloqueio à ponte internacional. Os presidentes José Mujica e Cristina Kirchner discutem a questão nesta quarta-feira.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário