quarta-feira, 28 de abril de 2010

Ajuda à Grécia pode chegar a 120 bilhões de euros

O diretor-geral do Fundo Monetário Internacional, Dominique Strauss-Kahn, calcula que a Grécia precise de 100 a 120 bilhões de euros nos próximos três anos, revelou o deputado e ex-ministro do Meio Ambiente da Alemanha, Jürgen Trittin.


Strauss-Kahn e o presidente do Banco Central da Europa, Jean-Claude Trichet, estão hoje em Berlim, onde se reuniram com a primeira-ministra Angela Merkel. Eles pressionam a Alemanha a concordar rapidamente com a ajuda de emergência à Grécia para evitar o contágio da crise das dívidas públicas, que ameaça também Portugal, Espanha, Irlanda e Itália.


Mas o economista alemão Hans-Werner Sinn, do importante instituto Ifo, adverte que a Grécia não terá a disciplina necessária para ajustar as contas e vai acabar pedindo à Alemanha que perdoe a dívida. 


Sinn fez um apelo ao governo para não ceder diante dos “pedintes”: “É compreensível que espanhóis e italianos nos pressionem para darmos dinheiro sem condições, criando um precedente importante para eles”.


O maior risco é a Espanha, quarta maior economia da zona do euro, por causa de seu tamanho e do tamanho de sua dívida, de mais de 440 bilhões de euros. A Grécia deve cerca de 300 bilhões de euros. É uma economia menor, mas os bancos do Norte da Europa detêm grande parte da dívida dos países com problemas.


Todo o sistema financeiro europeu estaria em risco, em caso de colapso em série dos países endividados, com forte impacto sobre o mundo inteiro.

O euro caiu abaixo de US$ 1,32, a menor cotação em um ano.

Nenhum comentário: