No Dia do Exército do Irã, neste domingo, o presidente Mahmoud Ahmadinejad presidiu a uma comemoração que incluiu uma parada militar com tropas, blindados e mísseis. Chamou Israel de "micróbio corrupto em vias de extinção" e pediu a retirada de todas as forças estrangeiras do Oriente Médio.
"As Forças Armadas do Irã são tão fortes que os inimigos nem mesmo pensam em violar nossa integridade territorial", advertiu o dirigente iraniano.
Mais adiante, Ahmadinejad afirmou que "a única maneira de garantir a paz e a estabilidade no Oriente Médio é através da cooperação dos governos e nações da região. Para garantir a segurança regional, não há a menor necessidade da presença de tropas estrangeiras".
Com as invasões do Iraque, onde os EUA ainda mantêm 100 ml soldados, e do Afeganistão, onde o presidente Barack Obama aumentou o contingente americano para cerca de 100 mil soldados, o Irã se sente cercado por seu arqui-inimigo.
A ameaça de um bombardeio israelense a suas instalações nucleares só aumenta a sensação de estar cercado por forças hostis do regime fundamentalista iraniano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário