Depois de quase dois meses de silêncio diante das manifestações cada vez mais violentas da oposição para derrubar o governo, o rei Bhumibol Adulyadej pediu calma hoje aos tailandeses.
Ao presidir a cerimônia de julgamento de novas juízes, o rei recomendou que elas apliquem a lei com "honestidade, eficácia e rapidez" para dar um exemplo ao país.
Os manifestantes da Frente Unida pela Democracia e contra a Ditadura, mais conhecidos como camisas vermelhas, bloquearam ruas e estradas para tentar impedir que o Exército da Tailândia assuma o controle da capital, Bangkok.
A oposição ligada ao ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, que fugiu para o exílio para não ser preso por corrupção, exige a queda do governo e a convocação de eleições antecipadas. O atual primeiro-ministro resiste.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário