Com a reabertura de quase todos os aeroportos do continente, o centro europeu de controle aéreo estima que hoje serão realizados 20 mil voos no continente.
O aeroporto de Heathrow, em Londres, o mais movimentado do mundo para voos internacionais, esta operando com 90% da capacidade e amanhã deve chegar a 100%.
A partir de amanhã, as companhias aéreas pretendem retomar seus voos regulares. Mas hoje o aeroporto de Helsinque, a capital da Finlândia, foi fechado por medo da nuvem de cinza do vulcão.
O desafio agora é transportar os passageiros que perderam suas viagens por causa do problema.
Foi uma das piores crises da História da Aviação, com impacto econômico maior do que os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Cerca de 29% de todos os voos programados no mundo foram afetados.
Por outro lado, a quantidade de dióxido de enxofre lançada na atmosfera caiu 20% nos seis dias de caos aéreo e a de gás carbônico em 4%.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário