quinta-feira, 29 de abril de 2010

Sarkozy pressiona China e sancionar Irã

O presidente da França, Nicolas Sarkozy, iniciou ontem uma visita oficial de três dias à China para reaproximar os dois países, afastados desde que Sarkozy recebeu o Dalai Lama, líder espiritual do Tibete, e ameaçou boicotar a abertura da Olimpíada de Beijim, em 2008.


Sarkozy está convencido de que nenhuma questão internacional importante pode ser resolvida no mundo de hoje sem a cooperação da China. Ele pediu apoio para aprovar uma quarta rodada de sanções contra o programa nuclear do Irã. Mas a China está mais preocupada com a reforma do sistema financeiro internacional para evitar crises como a Grande Recessão de 2008-09.


"A questão é examinar até que ponto a ausência de um diálogo construtivo deve levar a sanções para fortalecer o diálogo construtivo", declarou o presidente francês, numa referência à proposta de diálogo direto EUA-Irã do presidente Barack Obama. "Este momento está chegando".


Já o presidente chinês, Hu Jintao, declarou que "o ponto mais importante de uma reforma do sistema internacional deve ser o fortalecimento da supervisão internacional, encorajar a cooperação financeira regional e promover uma reforma do sistema monetário internacional. Nossos dois países concordaram em coordenar atividades para promover uma economia global sustentável".


O presidente francês aceitou, em princípio, a ideia de trabalhar por uma sistema monetário menos dependente do dólar.

Nenhum comentário: