Com paus, pedras e foguetes, um grupo de cerca de 800 trabalhadores rurais sem terra atacaram o Engenho San Aurelio, no departamento de Santa Cruz, na noite de sábado para domingo.
Os camponeses alegam ter sido expulsos de terras da empresa que ocupavam informalmente e que agora serão destinadas ao cultivo de cana-de-açúcar.
Do outro lado, os trabalhadores da usina açucareira tentaram se proteger atrás das máquinas. Mas os atacantes usaram foguetes para tocar fogo na fábrica.
Eles queimaram a guarita da segurança no portão da fábrica e um caminhão pesado, destruíram o laboratório de análises, roubaram computadores e ferramentas.
Os operários da fábrica protestaram, dizendo que vários colegas foram gravemente feridas. O engenho suspendeu as atividades e estima os prejuízos em dezenas de milhares de dólares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário