Mais 16 mil dos 22 mil voos previstos para este sábado na Europa foram cancelados. Pelo menos 24 países fecharam total ou parcialmente seu espaço aéreo. Ontem, somaram-se ao grupo a Hungria e a Romênia. Hoje, foram a Bielorrússia e a Ucrânia.
A nova erupção do vulcão da geleira de Ejfialla perdeu a força, mas ainda joga grandes volumes de cinza vulcânica e vapor d'água na atmosfera, inclusive grãos de areia e pedaços de vidro cristalizados pelo choque térmico da água derretida com a lava incandescente. Essa erupção pode durar dias ou meses, e o material particulado pode destruir as turbinas dos aviões.
Em toda a Europa, só Portugal, Espanha, Grécia e Rússia mantêm os principais aeroportos abertos. No fim da tarde, vários aeroportos do Norte da Espanha foram fechados
No Reino Unido e na Alemanha, as autoridades prometem reavaliar a situação amanhã. Os aeroportos de Paris e do Norte da França ficam fechadas até segunda-feira.
Com a aviação paralisada, aumentou muito a procura por outros meios de transporte, como os trens e os ferryboats que cruzam o Canal da Mancha e o Mar do Norte.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário