domingo, 18 de abril de 2010

Lech Kaczynski é enterrado como herói na Polônia

Oito dias depois de morrer em acidente aéreo na Rússia, o presidente Lech Kaczynski é enterrado entre os heróis da pátria no Castelo de Cracóvia, antiga capital da Polônia.

Os corpos foram levados hoje de Varsóvia para Cracóvia, onde 100 mil pessoas tomaram as ruas para dar adeus ao presidente. Depois de uma missa solene, os caixões com os corpos do presidente e de sua mulher, Maria, foram levados em cortejo fúnebre pelas ruas da cidade histórica.

Lech e Maria Kaczynski foram enterrados na cripta da catedral do Castelo de Wawel, ao lado de reis e do fundador da moderna Polônia. A população fez fila para visitar os túmulos logo depois do sepultamento.

Eles morreram num desastre aéreo com mais 94 pessoas, em Smolensk, onde participariam de uma cerimônia em homenagem aos 22 mil oficiais poloneses mortos pela polícia política da União Soviética, em 1940, no início da Segunda Guerra Mundial. Só em 1990 a URSS assumiu a responsabilidade pelo Massacre de Katyn.

Kaczynski se empenhou pessoalmente em destacar a importância do Massacre de Katyn na História da Polônia. Mas muita gente foi contra enterrar um presidente da extrema direita, anticomunista e antigay, como herói nacional.

Nenhum comentário: