Depois de três semanas de violentos combates, as forças de segurança do Afeganistão retomaram Band-e-Timor, um bastião da milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes) na província de Kandahar, no Sul do país, noticiou hoje a agência de notícias Nova China citando como fonte um alto funcionário afegão. Um soldado afegão e 13 rebeldes foram mortos.
A operação é um teste para ver se o Exército e a polícia do Afeganistão serão capazes de derrotar os extremistas muçulmanos depois da retirada das forças internacionais da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), no momento em que o Estado Islâmico começa a agir no país.
A região densamente povoada é um dos centros de produção de papoula e opiáceos e rota do tráfico há 14 anos. A milícia dos Talebã nasceu na província de Kandahar, uma de suas principais bases.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário