O apresentador Brian Williams, um dos jornalistas de televisão mais importantes dos Estados Unidos, foi suspenso hoje por seis meses sem direito a salário por admitir que mentiu ao afirmar que estava dentro de um helicóptero do Exército atingido pelo inimigo durante a invasão do Iraque, em 2003.
Williams apresentava e era editor-chefe do telejornal de maior audiência nos EUA, NBC Nightly News. Foi avisado horas antes do anúncio oficial. Outras reportagens também estão sendo questionadas, como uma história não confirmada de gangues invadindo o Hotel Ritz-Carlton na capital iraquiana, mísseis Katiúcha passando debaixo de seu helicóptero e outras fantasias.
Mais impressionante é o tempo em que mentiras desse quilate foram aceitas como verdades.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário