Ao chegar ontem ao porto de Áden, no Sul do Iêmen, o presidente deposto, Abed Rabbo Mansur Hadi, declarou ilegal e inconstitucionais todas as medidas tomadas pelos rebeldes hutis, que dissolveram o governo e o Parlamento em 6 de fevereiro de 2015.
Hadi foi para o Sul do país depois de ser libertado da prisão domiciliar imposta pelos hutis, que representam a minoria xiita zaidita. Em Áden, ele afirmou que ainda é o presidente constitucional do Iêmen e convocou o Parlamento a se reunir na cidade.
Como os rebeldes tomaram a capital mas não controlam as províncias do antigo Iêmen do Sul, os líderes de várias províncias pressionam o ex-presidente a declarar que a capital, Saná, é uma região ocupada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário