O Partido do Homem Comum (Aam Adami Party), fundado há dois anos e três meses para combater a corrupção, conquistou uma vitória espetacular nas eleições para a Câmara Municipal de Nova Déli, obtendo 67 das 70 cadeiras, informa o jornal indiano Hindustan Times. Seu líder, Arvind Kerjriwal, vai governar a capital da Índia.
"Esta é uma vitória do povo. Minha prioridade será acabar com a corrupção", declarou o novo prefeito, que volta ao cargo 49 dias depois de ser afastado por não facilitar a tramitação de uma lei para combater o suborno de funcionários públicos. Durante a campanha, Kerjriwal prometeu água e energia baratas para os 18 milhões de habitantes de Nova Déli.
O Partido Bharatiya Janata (nacionalista hindu), do primeiro-ministro Narendra Modi, elegeu três vereadores e o Partido do Congresso, que governou o país durante a maior parte de sua historia independente, nenhum. Modi cumprimento Kerjriwal e prometeu apoio ao desenvolvimento de Nova Déli.
A derrota reduz as ambições do BJP de assumir o controle do segundo estado mais populoso da Índia, Bihar, neste ano.
Nos últimos dias, o governo indiano projetou um crescimento econômico de 7,5% para 2015. Neste ano ou no próximo, a Índia deve ultrapassar a China, passando a ser a grande economia que mais cresce no mundo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário