terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Partido anticorrupção impõe derrota esmagadora ao governo da Índia

O Partido do Homem Comum (Aam Adami Party), fundado há dois anos e três meses para combater a corrupção, conquistou uma vitória espetacular nas eleições para a Câmara Municipal de Nova Déli, obtendo 67 das 70 cadeiras, informa o jornal indiano Hindustan Times. Seu líder, Arvind Kerjriwal, vai governar a capital da Índia.

"Esta é uma vitória do povo. Minha prioridade será acabar com a corrupção", declarou o novo prefeito, que volta ao cargo 49 dias depois de ser afastado por não facilitar a tramitação de uma lei para combater o suborno de funcionários públicos. Durante a campanha, Kerjriwal prometeu água e energia baratas para os 18 milhões de habitantes de Nova Déli.

O Partido Bharatiya Janata (nacionalista hindu), do primeiro-ministro Narendra Modi, elegeu três vereadores e o Partido do Congresso, que governou o país durante a maior parte de sua historia independente, nenhum. Modi cumprimento Kerjriwal e prometeu apoio ao desenvolvimento de Nova Déli.

A derrota reduz as ambições do BJP de assumir o controle do segundo estado mais populoso da Índia, Bihar, neste ano.

Nos últimos dias, o governo indiano projetou um crescimento econômico de 7,5% para 2015. Neste ano ou no próximo, a Índia deve ultrapassar a China, passando a ser a grande economia que mais cresce no mundo.

Nenhum comentário: