sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

México prende traficante mais procurado do país

A polícia do México prendeu o inimigo público número um do país. Servando La Tuta Gómez era o chefão do poderoso cartel dos Cavaleiros Templários e o traficante mais caçado pelas autoridades, noticiou hoje a agência Reuters.

Gómez foi preso em casa na cidade de Morélia, no estado de Michoacán, sem que nenhum tiro tenha sido disparado, contou a televisão americana CNN en Español. Ele era o principal alvo do governo mexicano na luta para retomar o controle sobre Michocán, cenário de uma verdadeira guerra entre os templários, as autoridades e várias milícias armadas formadas para defender populações locais dos traficantes.

O presidente Enrique Peña Nieto tentou desescalar a guerra contra as drogas lançada por seu antecessor, Felipe Calderón, que já causou mais de 60 mil mortes, tratando o problema como policial.

 Essa política sofreu um duro golpe em 26 de setembro de 2014 com o desaparecimento de 43 estudantes de uma escola para professores. Eles foram sequestrados e mortos pelas gangues do tráfico por ordem de um político aliado, o prefeito de Iguala, no estado de Guerrero, onde fica a famosa praia de Acapulco.

Quatro estados pobres da "periferia sudoeste" - Chiapas, Guerrero, Michoacán e Oaxaca - desafiam historicamente o controle do governo central. A maior ameaça hoje é o tráfico.

Nenhum comentário: