Duas bombas explodiram hoje no Leste de Bagdá, uma região predominantemente xiita, matando 22 pessoas e ferindo outras 50, noticiou a agência Reuters citando fontes policiais.
No primeiro ataue, um terrorista suicida detonou os explosivos amarrados junto ao corpo dentro de um restaurante na Nova Bagdá, matando 12 pessoas. O segundo ataque foi num mercado público do bairro de Charka. Dez pessoas morreram.
Os atentados acontecem no momento em que o governo iraquiano se prepara para suspender o toque de recolher noturno na capital do país em vigor há 10 anos a partir da meia-noite de hoje.
No Norte do país, os Estados Unidos e seus aliados fazem desde setembro de 2014 uma guerra aérea contra a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, enquanto Exército do Iraque, guerrilheiros curdos e milícias xiitas combatem no solo.
Desde ontem, as forças aéreas lideradas pelos EUA fizeram 15 ataques ao Estado Islâmico no Iraque e 11 na Síria, inclusive em nove alvos na região da cidade curda de Kobane, junto à fronteira com a Turquia. No Iraque, foram alvos as cidades de Kaim, Kirkuk, Makhmur, Mossul e Tal Afar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário