Diante da violência dos combates em Debaltseve a poucos horas do início da trégua acertada em Minsk, à zero hora de domingo, o presidente Petro Porochenko ameaçou hoje decretar lei marcial na Ucrânia, se os rebeldes apoiados pela Rússia não respeitarem o cessar-fogo.
Mais de 5,4 mil pessoas morreram em 10 meses de guerra no Leste da Ucrânia. Depois de um acordo paz firmado em setembro do ano passado, em Minsk, a capital da Bielorrússia, a situação parecia ter se acalmado. Com a crise econômica russa, causada pelas sanções internacionais contra a guerra e a queda nos preços do petróleo, o presidente Vladimir Putin apelou para a guerra para manter sua popularidade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário