Com o apoio unânime da Assembleia Nacional, o Níger, um dos países mais pobres do mundo, declarou hoje guerra à milícia extremista muçulmana nigeriana Boko Haram, que tem lançado ataques através da fronteira. O presidente Mahamadou Issoufou prometeu uma luta sem trégua contra o terrorismo.
Depois da autorização para usar a força, o governo do Níger decretou estado de emergência por 15 dias na região de Difa, na fronteira com a Nigéria. O estado de emergência dá amplos poderes às forças de segurança locais para fazer operações de busca e atacar os jihadistas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário