O terrorista que apareceu com uma faca na mão falando com sotaque britânico nos vídeos em que o Estado Islâmico do Iraque e do Levante ameaça ou degola reféns ocidentais, apelidado de Jihadi John (João Jihadista) foi identificado. É Mohammed Emwazi, um britânico de classe média nascido no Kuwait e criado em Londres com curso superior de computação, revelou o jornal americano The Washington Post.
Emwazi teria entrado na Síria em 2012 e depois aderido ao Estado Islâmico.
Nos últimos dias, a milícia terrorista sequestrou pelo menos 262 cristãos, que estão agora ameaçados de morte. Há uma campanha para expulsar ou exterminar os cristãos do Iraque e da Síria.
Há pouco, a televisão americana CNN mostrou imagens da destruição de estátuas históricas no Museu Histórico de Mossul, a segunda maior cidade do Iraque, tomada pelo EI em junho de 2014. Entre as obras destruídas, estaria o Touro Alado de Nínive.
Nínive, a capital da Assíria, foi uma das principais cidades do mundo na Antiguidade.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário