quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Coreia do Sul acusa a do Norte de fabricar mísseis nucleares

A Coreia do Norte já miniaturizou a bomba atômica e tem capacidade de fazer mísseis nucleares, afirmou hoje em Seul Kim Min Seok, porta-voz do Ministério da Defesa da Coreia do Sul, citado pela agência de notícias Yonhap.

Em três testes nucleares, em 2006, 2009 e 2013, o regime comunista norte-coreano provou sua capacidade de realizar explosões atômicas. Agora, seria capaz de fazer uma bomba atômica pequena, capaz de ser transportada em mísseis nucleares.

Para ampliar sua influência no Oceano Pacífico, a Rússia, que faz parte das negociações hexapartites (China, Coreia do Norte Coreia do Sul, EUA, Japão e Rússia) quer aumentar a participação na questão coreana. Um enviado especial da Coreia do Sul está visitando Moscou para discutir formas de retomar as negociações.

Em semanas, começam as manobras militares conjuntas anuais da Coreia do Sul com os Estados Unidos, que o regime stalinista de Pionguiangue denuncia como um "treinamento para invadir o país". Serão mais momentos de tensão na última fronteira da Guerra Fria.

Desde o colapso da União Soviética, em 1991, a ditadura comunista da Coreia do Norte perdeu o patrocinador e faz uma chantagem atômica com o resto do mundo, especialmente os países vizinhos considerados inimigos históricos, a Coreia do Sul e o Japão, acusados de serem fantoches do verdadeiro inimigo, os EUA.

Em troca de ajuda em energia e alimentos, a dinastia comunista da família Kim - o ditador Kim Jong Un é filho de Kim Jong Il e neto do fundador do país, Kim Il Sung - prometeu não se tornar uma potência nuclear. O resultado está aí.

Nenhum comentário: