O principal índice da Bolsa de Valores de hoje fechou hoje no nível recorde de 6.949,63 pontos, 15 anos depois do recorde anterior, de 6.930,2 pontos, registrado no fim de 1999, durante a alta das empresas de Internet. A bolha especulativa das empresas ponto.com estouraria em maio de 2000.
A alta atual, de 0,5%, deve ser examinada com cautela, advertem os analistas de mercado. É atribuída ao grande programa de estímulo anunciado no mês passado pelo Banco Central Europeu para aumentar a quantidade de moeda em circulação na Zona do Euro, o que foi feito nos Estados Unidos e no Reino Unido.
Sem grandes oportunidades de investimentos por causa da economia quase estagnada, o dinheiro vai para o mercado financeiro.
Outra observação importante é que o desempenho da Bolsa de Londres não reflete a situação da economia britânica. Mais de 75% do faturamento das empresas que compõe o índice FTSE 100 vêm do exterior. A forte queda nos preços do petróleo ajuda a estimular a economia, mas reduz a cotação das companhias de petróleo. E as eleições parlamentares de maio são as mais imprevisíveis da história do Reino Unido em décadas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário