Tropas da Rússia e os rebeldes apoiados pelo Kremlin cercaram hoje a cidade de Debaltseve, no Leste da Ucrânia. A guerra na região recrudesceu desde que os separatistas recapturaram o aeroporto de Donetsk, em 21 de janeiro de 2015. Pelo menos 12 pessoas foram mortas hoje em combate.
Debaltseve é o último reduto ainda sob controle do governo da Ucrânia na região rebelada. As províncias de Donetsk e Luhansk foram declaradas "repúblicas populares" pelos rebeldes depois de referendos rejeitados internacionalmente.
O avanço dos rebeldes fortalece a posição da Rússia para a negociação direta entre os presidentes russo, Vladimir Putin, e ucraniano, Petro Porochenko, na quarta-feira. Putin quer criar zonas desmilitarizadas ao longo de uma linha demarcatória entre as forças de Kiev e os rebeldes. Com a ofensiva em curso apoiada por Moscou, a linha avança dia após dia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário