Apesar da reaproximação entre os dois países com as negociações sobre o programa nuclear iraniano, o Irã está treinando no Golfo Pérsico para atacar porta-aviões dos Estados Unidos com várias lanchas de alta velocidade.
Nas manobras militares Grande Profeta 9, a força naval da Guarda Revolucionária Iraniana lancha um ataque em "enxame", com lanchas rápidas convergindo de todos os lados sobre o porta-aviões na expectativa de romper suas defesas.
"Os porta-aviões dos EUA são grandes depósitos de munição, com mísseis, foguetes e torpedos", declarou o almirante Ali Fadavi, comandante das forças navais da Guarda Revolucionária. Em entrevista à televisão estatal, ele declarou que atingir um porta-aviões com um míssil pode deflagar uma "grande explosão secundária".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário