quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

EUA, França e Reino Unido fecham embaixadas no Iêmen

A Embaixada dos Estados Unidos no Iêmen foi fechada e todos seus funcionários saíram do país. O governo dos EUA está apelando a todos os americanos para que saiam do Iêmen. Antes de embarcar, os fuzileiros americanos tiveram suas armas e veículos confiscados pelos rebeldes hutis que tomaram o poder no país.

O Reino Unido e a França também anunciaram o fechamento de suas embaixadas em Saná. A Alemanha deve fazer o mesmo hoje.

Mais pobre entre os países árabes, o Iêmen está em crise desde a queda do presidente Ali Abdala Saleh na Primavera Árabe, em 2011. Uma rebelião dos xiitas da minoria zaidita, que historicamente dominaram o antigo Iêmen do Norte, ocupou a capital em setembro e, no mês passado, assumiu todos os poderes do Estado.

Além dos rebeldes hutis que tomaram o poder, a rede terrorista Al Caeda na Península Arábica se instalou no Iêmen para fugir da repressão na Arábia Saudita. É alvo frequente de bombardeios aéreos de drones dos EUA. Com o fechamento da embaixada, esta operação fica prejudicada.

Parte dos jihadistas abandou Al Caeda e a liderança do médico egípcio Ayman al-Zawahiri e jurou lealdade ao Estado Islâmico, mas Al Caeda ainda é o grupo jihadista dominante no Iêmen.

Nenhum comentário: