Os rebeldes tuaregues do Movimento Nacional de Libertação de Azawade lutaram ao lado do grupo Árabes Malineses contra milícias leais ao governo do Mali na cidade de Kano no último sábado, noticiou ontem a agência Reuters.
Um foguete disparado por um rebelde matou uma pessoa, informou a missão de paz das Nações Unidas no Norte do Mali.
Há dois anos, quando os rebeldes marchavam rumo à capital, Bamako, com o apoio de grupos jihadistas como Al Caeda no Magrebe Islâmico, a França interveio militarmente no Norte do Mali. Em 18 de junho de 2013, os rebeldes assinaram um acordo de cessar-fogo com o governo que só durou até setembro daquele ano.
Desde então, há um clima de tensão permanente e ataques esporádicos como o de sábado passado, sinal de que os problemas causadores do conflito ainda não foram resolvidos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário