O presidente Giorgio Napolitano pediu hoje formalmente ao líder da aliança de esquerda, Pier Luigi Bersani, para tentar formar um novo governo na Itália.
A esquerda venceu as eleições parlamentares de 24 e 25 de fevereiro para a Câmara, mas o Senado ficou dividido. Como o Movimento 5 Estrelas, do comediante Beppe Grillo, que obteve 25% dos votos, se negou a fazer alianças com os partidos tradicionais, criou-se um impasse político.
Na atual situação, os analistas preveem que a Itália terá de fazer novas eleições em curto prazo. A convocação de Bersani é provavelmente a última tentativa.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário