segunda-feira, 25 de março de 2013

Líder rebelde se declara presidente centro-africano

O líder do grupo rebelde Seleka (Aliança), Michel Djotodia, que tomou ontem a capital da República Centro-Africana depois da fuga do ditador François Bozizé, se declarou presidente e prometeu formar um governo amplo.

As Nações Unidas e a União Africana condenaram a tomada violenta do poder. Os Estados Unidos, a França e o Chade pediram respeito ao acordo de paz negociado em janeiro em Libreville, a capital do Gabão.

"Respeitamos o acordo de Libreville", declarou Eric Massi, porta-voz dos rebeldes, por telefone, prometendo uma "transição política de dois a três anos antes de eleições. O atual primeiro-ministro fica no cargo e o ministério será levemente reformado".

Bangui, a capital do país, estava em relativa calma na manhã desta segunda-feira, depois de uma onda de saques no domingo.

A Seleka, uma aliança de cinco grupos rebeldes, lançou sua ofensiva na quinta-feira, depois de acusar o governo de ignorar o acordo fechado em janeiro. Pelo menos nove soldados sul-africanos de uma força de paz foram mortos, reporta a agência Reuters.

Nenhum comentário: