sexta-feira, 22 de março de 2013

Iraque cresceu 8% em 2012

Com a retomada da produção de petróleo, o Iraque cresceu 8% em 2012 e deve chegar a 9% em 2013, mas o Fundo Monetário Internacional (FMI) adverte para os "problemas estruturais" acumulados pelo país nos dez anos que se sucederam à invasão americana.

 A produção de petróleo cresceu para quase 3 milhões de barris por dia em 2012. Deve subir para 3,3 milhões de barris diários em 2013. A inflação está em 6% ao ano, com tendência de queda. As reservas cambiais acumulam US$ 70 bilhões e o Fundo de Desenvolvimento do Iraque tem hoje US$ 18 bilhões.

"Apesar dos problemas políticos e de segurança, o Iraque conseguiu manter a estabilidade macroeconômica nos últimos dois anos", concluiu uma missão do FMI que examinou recentemente a situação do país.

Por causa do aumento da receita com petróleo, o Iraque teve um superávit nas contas públicas equivalente a 4% do produto interno bruto, a soma de todas as riquezas produzidas no país num ano menos as importações.

Para 2013, o FMI recomenda um manejo prudente do orçamento para "manter a estabilidade macroeconômica e fazer os investimentos econômicos e sociais necessários", e tentar reduzir a dependência do petróleo. "A economia continua a sofrer com severas fraquezas estruturais como o pequeno setor não petroleiro, desemprego elevado, dominação do setor público e um ambiente de negócios pobre".

Nenhum comentário: