O produto interno bruto, a soma de todas as riquezas produzidas pela Itália menos as exportações, caiu 0,9% no último trimestre de 2012, fechando o ano em baixa de 2,8%, revelou hoje o Istat (Instituto Nacional de Estatísticas). A primeira estimativa tinha apontado um recuo de 2,7%.
Sob o peso da crise das dívidas públicas da Zona do Euro e da incerteza política, o PIB italiano baixou nos últimos seis trimestre. No ano passado, foram menos 0,9% no primeiro, menos 0,7% no segundo, menos 0,2% no terceiro e menos 0,9% de novo no fim do ano. Isso indica um agravamento da recessão.
Na sexta-feira, a agência de classificação de risco Fitch rebaixou em um nível, de A- para BBB+, a nota de crédito da dívida pública da Itália citando como razões o aprofundamento da recessão e a crise política gerada pela incapacidade de formar um governo forte e estável depois das eleições de 24 e 25 de fevereiro.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário