A Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia, considerou hoje a Croácia apta a aderir ao bloco na data prevista, 1º de julho, mas prometeu ficar atenta a questões como crime e corrupção.
Depois de dez anos de negociações, "a Croácia preencheu todas as condições para a adesão", anunciou o comissário para ampliação da UE, Stefan Fuele. "Acredito que seja um excelente exemplo para outros países-candidatos".
Será o 28º país-membro e o primeiro a entrar na UE depois da Bulgária e da Romênia, admitidas em 2007. Outros candidatos da região dos Bálcãs - Albânia, Bósnia-Herzegovina, Kossovo, Macedônia, Montenegro e Sérvia - ainda precisam entrar na fase das negociações substantivas, que exigem adaptação às regras do bloco, informa a agência de notícias Reuters.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário