A China ultrapassou o Reino Unido para se tornar o cinco maior exportador mundial de armamentos, atrás dos Estados Unidos, da Rússia, da Alemanha e da França, afirmou ontem o SIPRI (Instituto Internacional de Estudos da Paz de Estocolmo), na Suécia.
Os EUA lideram, com 30% do mercado, seguidos pela Rússia com 26%, enquanto a China subiu de 2% para 5%, mas avança para abocanhar uma fatia muito maior deste mercado.
As exportações de armas cresceram 17% nos últimos cinco anos (2008-12) em comparação com os cinco anteriores; as chinesas, 162%, com o Paquistão como maior comprador, reporta a agência de notícias Bloomberg.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário