A Coreia do Sul confirmou hoje que piratas cibernéticos (hackers) atacaram os sistemas de computadores de bancos e televisões do país, infectando-os com programa para paralisá-los ou deixá-los muito lentos. As principais suspeitas recaem sobre a Coreia do Norte, que recentemente declarou nulo o cessar-fogo acertado há 60 anos, no fim da Guerra da Coreia.
Os computadores do governo sul-coreano não foram afetados. Nove empresas foram atacadas. Uma equipe formada pelo governo, as Forças Armadas e empresas privadas está investigando a ação. A Coreia do Sul acusou a do Norte anteriormente, em 2010 e 2012, diante de ataques semelhantes contra bancos e meios de comunicação, lembra a televisão americana CNN.
A tensão na Península Coreana aumentou nos últimos meses por causa de explosões nucleares e testes de mísseis que aparentemente visam a afirmar a liderança do jovem ditador Kim Jong Un, que sucedeu o pai em dezembro de 2011.
Em resposta, o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou novas sanções contra o regime stalinista de Pionguiangue, que mais uma vez ameaçou ir à guerra contra os EUA e seus aliados. Desde o fim da União Soviética, em 1991, a Coreia do Norte faz uma chantagem nuclear. Exige ajuda em energia e alimentos em troca dessa paz armada.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário