quarta-feira, 20 de março de 2013

Obama visita Israel sem grandes expectativas

O presidente Barack Obama começou hoje sua primeira visita a Israel e a primeira de seu segundo governo sem esperança de reativar o processo de paz no Oriente Médio. Além de tentar melhorar as frias relações com o primeiro-ministro linha-dura Benjamin Netanyahu, o presidente dos Estados Unidos vai discutir problemas de segurança do Oriente Médio, especialmente o programa nuclear do Irã e a guerra civil na Síria.

"Vejo esta visita como uma oportunidade para reafirmar a ligação inquebrantável entre nossos dois países", declarou o presidente americano ao desembarcar em Telavive, reporta o jornal The New York Times. A maior preocupação de Israel, manifestada pelo presidente Shimon Peres, é com o desenvolvimento de armas atômicas pelo Irã.

Um dos principais momentos da viagem será um discurso de Obama para jovens israelenses, uma tentativa de convencê-los da necessidade de fazer a paz com os palestinos para que os dois povos tenham um futuro melhor. Ele também vai ao túmulo de Theodor Herzl, o pai do sionismo moderno.

De Israel, Obama vai à Cisjordânia ocupada se encontrar com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, mas para decepção dos palestinos não leva nenhuma iniciativa para estimular a retomada das negociações de paz, comenta a agência Reuters.

As tensões e a desesperança aumentaram com a ampliação das colônias israelenses na Cisjordânia, especialmente no setor oriental de Jerusalém, o recente conflito entre Israel e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) na Faixa de Gaza, e a divisão no movimento palestino entre o Hamas e a Fatah (Luta) de Abbas.

No fim da viagem, o presidente dos EUA vai à Jordânia para um encontro com o rei Abdullah.

Nenhum comentário: