quinta-feira, 14 de março de 2013

Novos pedidos de seguro-desemprego caem nos EUA

Pela terceira semana consecutiva, o número de novos pedidos de seguro-desemprego diminuiu nos Estados Unidos na semana passada. É mais uma indicação de recuperação no mercado de trabalho.

A queda foi de 10 mil para 332 mil, abaixo da expectativa dos economistas, que era de 350 mil, tornando a média das últimas quatro semanas, considerada um indicador mais preciso, a menor nos últimos cinco anos.

"Os dados recentes do mercado de trabalho sinalizam um crescimento pelo menos firme e possivelmente uma melhora em 2013, apesar das várias formas de aperto fiscal", comentou o economista David Silver, do banco J P Morgan em Nova York.

Em fevereiro, a maior economia do mundo registrou um saldo positivo de 236 mil empregos. A taxa de desemprego caiu para 7,7%. Na próxima semana, o Comitê do Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o banco central americano, deve manter seu programa de compra de títulos no valor de US$ 85 bilhões para estimular o crescimento.

A promessa do presidente do Fed, Ben Bernanke, é manter o programa até que o índice de desemprego caia para 6,5%. A inflação é estável, mas a alta de 7,2% nos preços da gasolina no mês passado elevou o índice de preços ao produtor (atacado) para 1,7% ao ano, informa a agência Reuters.

O Fed persegue uma meta de inflação informal de 1% a 2% ao ano.

Nenhum comentário: