O presidente François Hollande anunciou hoje à noite na televisão que as empresas da França vão pagar o imposto de 75% a ser cobrado sobre salários de mais de um milhão de euros por ano.
No seu momento de maior impopularidade, Hollande deu entrevista à televisão France 2. Ele manteve a promessa eleitoral de sobretaxar as grandes rendas, mas teve de mudar a proposta inicial, rejeitada pelo Tribunal Constitucional, o supremo tribunal francês.
Hollande rejeitou a acusação de que não soube avaliar a gravidade da crise. Não quis assumir a responsabilidade pela situação atual. Alegou que a crise se estende além do previsto e ca,riticou as políticas de austeridade e rígida disciplina fiscal impostas pela primeira-ministra conservadora da Alemanha, Angela Merkel, mais preocupada com as eleições de setembro em seu país.
O presidente francês adverte: "Ficar na austeridade é condenar a Europa a uma explosão".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário